Prefix como ferramenta de desenvolvimento
Prefix é uma ferramenta de apoio ao desenvolvedor, que da visibilidade em tempo de desenvolvimento do que se passa com a aplicação.
Já há algum tempo usamos o Stackify Retrace como ferramenta de monitoramento de nossas aplicações em produção. E, nos últimos meses passamos a utilizar também o Prefix.
O Prefix proporciona grandes insights em tempo de desenvolvimento, tornando mais visível o que ocorre por baixo dos panos em nossa aplicação.
Um bom exemplo de visibilidade é em relação a quantidade de chamadas ao banco que são realizadas a cada requisição a uma API, que podem causar gargalos de difícil identificação.
O Prefix expõe de forma simples todo ciclo de execução desde o início até o fim da requisição. Inclusive, mostrando quais as queries e seus parâmetros.
Com isso, eu consegui identificar um ponto de melhoria de desempenho que eu nem estava procurando a princípio. Repare no primeiro POST realizado, onde foram feitas 164 consultas ao banco.
Foi preciso apenas uma única linha de código de configuração na consulta usando o NHibernate, para obter uma redução de 50 consultas a base de dados, como observado na chamada seguinte.
Além disso, é possível ver o que na linha de execução está consumindo maior tempo de processamento e, assim, realizar outros ajustes que podem ter grande impacto.
Na imagem abaixo podemos ver qual é exatamente a consulta que foi executada na base e quanto tempo levou.
Por fim, temos também a possibilidade de encontrarmos exceções que não são aparentes mesmo depurando a aplicação.
Essa é uma ferramenta bem simples de ser instalada e bastante poderosa.
O que achou, você utiliza alguma ferramenta parecida? Conta pra gente nos comentários.
Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.