fbpx
Invista no exterior sem taxas com a Nomad

Por que aprender Docker em 2023?

1.475
Os containers ganharam muita força nos últimos ano e, para 2023, aprender Docker será essencial para profissionais de tecnologia sejam juniores, plenos ou sêniores.

Aprender Docker em 2020 é crucial para o avança nas carreiras de TI. E, sem dúvidas, essa ferramenta popularizou o uso de containers que, com o crescimento das aplicações em nuvem, vem se tornando uma tecnologia indispensável.

Máquinas virtuais ainda terão seu espaço, porém a adoção dos containers está aumentando muito e, dentro de pouco tempo (ao meu ver) será dominante no mercado.

Portanto, aprender essa ferramenta está deixando de ser um diferencial e se tornando obrigatório para profissionais de tecnologia.

Leia mais:

Alguns pontos técnicos importantes

  • Ambiente:
    • Compatibilidade Ampla: Enfatizar como o Docker melhora a compatibilidade entre diferentes ambientes, incluindo vários sistemas operacionais e plataformas de cloud.
    • Padronização de Ambientes: Discutir como as imagens Docker ajudam a padronizar ambientes de desenvolvimento, teste e produção, garantindo consistência.
  • Distribuição:
    • Facilidade de Distribuição: Explicar como o Docker simplifica a distribuição de aplicações, garantindo que todas as dependências estejam contidas na imagem.
    • Docker Compose e Orquestração: Aprofundar sobre o Docker Compose para a composição de múltiplos containers e a integração com ferramentas de orquestração como Kubernetes.
  • Replicação:
    • Escalabilidade e Resiliência: Detalhar como o Docker facilita a escalabilidade horizontal, permitindo que aplicações sejam facilmente replicadas e distribuídas em diferentes ambientes ou plataformas de nuvem.
    • Balanceamento de Carga e Alta Disponibilidade: Abordar como o Docker auxilia no balanceamento de carga e na manutenção de alta disponibilidade de aplicações.
  • Infraestrutura:
    • Abstração da Infraestrutura: Descrever como o Docker permite abstrair a infraestrutura subjacente, facilitando o desenvolvimento e a manutenção de software.
    • Eficiência de Recursos: Explorar como o Docker, ao utilizar menos recursos do que máquinas virtuais tradicionais, pode aumentar a eficiência da infraestrutura.
  • Segurança (Adição):
    • Isolamento e Segurança: Discutir como o isolamento proporcionado pelos containers Docker pode aumentar a segurança das aplicações.
    • Melhores Práticas de Segurança: Incluir informações sobre as melhores práticas de segurança no Docker, como gerenciamento de segredos e atualizações regulares de imagens.
  • Integração e Automação (Adição):
    • CI/CD e DevOps: Explicar como o Docker se integra bem com pipelines de integração contínua e entrega contínua (CI/CD), facilitando práticas DevOps.
    • Automação de Testes e Desenvolvimento: Detalhar como o Docker pode ser usado para automatizar ambientes de teste e desenvolvimento, aumentando a eficiência e a consistência.

Para onde caminha o mercado?

Números são importantes pois tiram o viés de preferência sobre os hypes tecnológicos do momento. Portanto, veremos alguns de uma pesquisa feita em 2018 pela 451 Research.

Crescimento anual Docker em milhões de dólares
Crescimento anual do Docker em milhões de dólares

Nota-se que a projeção é de quase 56% de crescimento, saltando de $ 2,7 bilhões para $ 4,3 bilhões.

É um acréscimo bastante animador e, considerando-se um grupo restrito de empresas na pesquisa. Assim, a probabilidade é que esse número seja maior.

Por onde começar a aprender Docker?

Aprender Docker não é tão complicado como pode parecer. Conhecer alguns conceitos do funcionamento de um sistema operacional (SO) e redes de computadores ajuda bastante.

Por exemplo, o Docker se utiliza muito do NAT (Network Address Translation), de redes virtuais, compartilhamento de kernel, dentre outros.

Apesar disso, desses conhecimentos serem importantes e reduzirem a curva de aprendizado, não são requisitos para iniciar no mundo Docker.

Existem diversos cursos online sobre o Docker, bem como uma ampla variedade de vídeos tutoriais no YouTube.

Eu, particularmente, estou fazendo e gostando bastante do “Docker Mastery: with Kubernetes + Swarm from a Docker Captain” do Bret Fisher, que está disponível na Udemy.

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More