Por que aprender Docker em 2020?

0 37

Os containers ganharam muita força em 2019 e, para 2020, aprender Docker será essencial para profissionais de tecnologia sejam juniores, plenos ou sêniores.

Aprender Docker em 2020 é crucial para o avança nas carreiras de TI. E, sem dúvidas, essa ferramenta popularizou o uso de containers que, com o crescimento das aplicações em nuvem, vem se tornando uma tecnologia indispensável.

Máquinas virtuais ainda terão seu espaço, porém a adoção dos containers está aumentando muito e, dentro de pouco tempo (ao meu ver) será dominante no mercado.

Portanto, aprender essa ferramenta está deixando de ser um diferencial e se tornando obrigatório para profissionais de tecnologia.

Alguns pontos técnicos importantes

Ambiente

Sistema Operacional, aplicativos, bancos de dados dentre outros não são impeditivos. Uma vez criada uma imagem Docker, ela pode ser instanciada nos mais diversos ambientes, diminuindo e muito a dor de cabeça em deploys.

Distribuição

Docker facilita a distribuição da aplicação e suas dependências. Podemos, inclusive, criar várias imagens e compô-las (Docker Compose) para formar um sistema completo e funcional.

Replicação

Escalar se torna muito mais simples, bem como manter a resiliência de seu sistema. É possível manter ou subir instâncias em ambientes distintos de maneira mais eficiente.

Infraestrutura

Abstrair a infraestrutura pode ter ganhos significativos no desenvolvimento e manutenção do software.

Para onde caminha o mercado?

Números são importantes pois tiram o viés de preferência sobre os hypes tecnológicos do momento. Portanto, veremos alguns de uma pesquisa feita em 2018 pela 451 Research.

Crescimento anual Docker em milhões de dólares
Crescimento anual do Docker em milhões de dólares

Nota-se que a projeção é de quase 56% de crescimento, saltando de $ 2,7 bilhões para $ 4,3 bilhões.

É um acréscimo bastante animador e, considerando-se um grupo restrito de empresas na pesquisa. Assim, a probabilidade é que esse número seja maior.

Por onde começar a aprender Docker?

Aprender Docker não é tão complicado como pode parecer. Conhecer alguns conceitos do funcionamento de um sistema operacional (SO) e redes de computadores ajuda bastante.

Por exemplo, o Docker se utiliza muito do NAT (Network Address Translation), de redes virtuais, compartilhamento de kernel, dentre outros.

Apesar disso, desses conhecimentos serem importantes e reduzirem a curva de aprendizado, não são requisitos para iniciar no mundo Docker.

Existem diversos cursos online sobre o Docker, bem como uma ampla variedade de vídeos tutoriais no YouTube.

Eu, particularmente, estou fazendo e gostando bastante do “Docker Mastery: with Kubernetes + Swarm from a Docker Captain” do Bret Fisher, que está disponível na Udemy.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.